EU QUE SOU FEIO, SÓLIDO, LEAL

Eu que sou feio, sólido, leal,
A ti, que és bela, frágil, assustada,
Quero estimar-te, sempre, recatada
Numa existência honesta, de cristal.

Sentado à mesa de um café devasso,
Ao avistar-te, há pouco fraca e loura,
Nesta babel tão velha e corruptora,
Tive tenções de oferecer-te o braço.

E, quando socorrestes um miserável,
Eu, que bebia cálices de absinto,
Mandei ir a garrafa, porque sinto
Que me tornas prestante, bom, sudável.

«Ela aí vem!» disse eu para os demais;
E pus me a olhar, vexado e suspirando,
O teu corpo que pulsa, alegre e brando,
Na frescura dos linhos matinais.

Via-te pela porta envidraçada;
E invejava, - talvez que não o suspeites! -
Esse vestido simples, sem enfeites,
Nessa cintura tenra, imaculada.
...
Soberbo dia! Impunha-me respeito
A limpidez do teu semblante grego;
E uma família, um ninho de sossego,
Desejava beijar o teu peito.

Com elegância e sem ostentação,
Atravessavas branca, esbelta e fina,
Uma chusma de padres de batina,
E de altos funcionários da nação.

«Mas se a atropela o povo turbulento!
Se fosse, por acaso, ali pisada!»
De repente, parastes embaraçada
Ao pé de um numeroso ajuntamento,

E eu, que urdia estes frágeis esbocetos,
Julguei ver, com a vista de poeta,
Um pombinha tímida e quieta
Num bando ameaçador de corvos pretos.

E foi, então que eu, homem varonil,
Quis dedicar-te a minha pobre vida,
A ti, que és ténue, dócil, recolhida,
Eu, que sou hábil, prático, viril.
                        
                                      Cesário Verde

Comentários

  1. que bela poesia...me encontrei em suas palavras...ganhou um fã vou te seguir...queria escrever tão bem assim....dá uma passada no meu blog tambem e se inscreva www.poesiasdc.blogspot.com.br...minha poesia não é como a sua,mas dá para o gasto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. QUEM ESCREVE ASSIM, COM TANTA CLARIVIDÊNCIA, COM UM GENIO "MONSTRUOSO" E AO MESMO TEMPO EMBRULHADO NUMA HUMILDADE TERNURENTA É CESÁRIO VERDE. FALAMOS DE UM DOS MAIORES POETAS DA LITERATURA PORTUGUESA DO SECULO 19. QUEM DERA A MIM TER TAL GENIALIDADE NO PENSAMENTO E NA ESCRITA. SOU, APENAS, UM COMUM MORTAL.
      PARA SABER DE CESÁRIO RECOMENDO, PARA COMEÇAR, O LINK:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Ces%C3%A1rio_Verde

      Eliminar

Enviar um comentário

Agradecemos, desde já, o seu comentário.

Mensagens populares